PUBLICIDADE
Notícias

Cuba presta homenagem a Chávez, seu 'melhor amigo', segundo Fidel Castro

A homenagem ao "melhor amigo que o povo cubano já teve", nas palavras de Fidel Castro, inclui diversos atos em escolas, universidades, locais de trabalho e unidades militares por toda a ilha

15:48 | 05/03/2015
NULL
NULL

Cuba lembra nesta quinta-feira, 5, o segundo ano da morte de seu "melhor amigo", o ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, com atos em escolas, locais de trabalho e em uma fortaleza colonial em Havana.

A principal celebração em memória de Chávez será realizado esta noite na fortaleza de San Carlos de La Cabaña pela União de Jovens Comunistas, informou a imprensa local.

A homenagem ao "melhor amigo que o povo cubano já teve", nas palavras de Fidel Castro, inclui diversos atos em escolas, universidades, locais de trabalho e unidades militares por toda a ilha.

Chávez faleceu em 5 de março de 2013 após perder sua batalha contra o câncer, doença que o manteve algumas vezes hospitalizado em Cuba.

Chávez e Castro

A imprensa estatal cubana dedicou amplo espaço a Chávez, ressaltando sua amizade com Fidel Castro. "Chávez sempre presente" foi o título do jornal oficial Granma, que diz que o líder venezuelano "se levantou contra os excessos da oligarquia venezuelana e não descansou até cumprir sua palavra de dar voz aos que nunca tiveram".

A guerrilha comunista das FARC, que está negociando a paz com o governo colombiano em Havana, destacou que Chávez foi "um dos maiores representes dos interesses populares na América Latina".

"(Expressamos) nossa solidariedade com a república irmã que enfrenta conspirações golpistas contínuas, que se destinam a reverter o processo de construção do socialismo e da justiça social", disse à imprensa o comandante guerrilheiro Fidel Rondón. A aliança entre Chávez e Castro foi fundamental para a economia da ilha, em crise desde o fim da União Soviética em 1991.

Com Chávez a Venezuela tornou-se o principal aliado político e parceiro econômico de Cuba. O governo Chávez fornecia petróleo com facilidades nas condições de pagamento e pagava por serviços de médicos e outros profissionais cubanos.

AFP 

TAGS