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Copiloto informou Lufthansa sobre caso de depressão

15:48 | 31/03/2015
Em 2009, após interromper formação por alguns meses, Andreas Lubitz informou escola de pilotos da companhia aérea sobre um "grave episódio depressivo", revela empresa com base em investigações internas. O copiloto da Germanwings Andreas Lubitz, apontado como o responsável pela queda do voo 4U-9525 na semana passada, havia informado a escola de pilotos da Lufthansa em 2009 de que sofria de depressão, afirmou a companhia aérea nesta terça-feira (31/03). Num e-mail enviado à escola em 2009, na época em que Lubitz retomou sua formação após uma interrupção de vários meses, ele havia relatado que passara por um "grave episódio depressivo", disse a Lufthansa em comunicado. A empresa afirmou que, após a pausa na formação, o copiloto passou por exames médicos que confirmaram que ele estava apto a pilotar. A empresa, da qual a Germanwings é subsidiária, disse ter repassado a correspondência por e-mail à promotoria de Düsseldorf, assim como documentos adicionais obtidos após investigações internas. A companhia aérea havia dito anteriormente não ter conhecimento de nenhum fato que pudesse ter levado o copiloto a derrubar o Airbus A320 nos Alpes franceses. Nesta segunda-feira, a promotoria de Düsseldorf, onde Lubitz vivia, afirmou que anos atrás, antes de obter a licença para pilotar, ele havia passado por um longo período de tratamento psicoterapêutico, com tendências suicidas perceptíveis. Na última sexta-feira, a promotoria anunciara ter encontrado um atestado médico rasgado para dispensa de serviço, válido para o dia da queda da aeronave. A Germanwings disse não ter conhecimento sobre o documento. Gravações de áudio do cockpit do voo 4U-9525 indicam que Lubitz, de 27 anos, voluntariamente colocou o avião em rota de queda num momento em que o piloto havia se ausentado da cabine de comando. O voo partiu de Barcelona com destino a Düsseldorf na terça-feira da semana passada, com 144 passageiros e seis tripulantes a bordo. Um minuto depois de alcançar a velocidade de cruzeiro, ou seja, a velocidade ideal para o percurso, o avião perdeu altitude continuamente durante cerca de oito minutos. LPF/dpa/rtr/ap
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