PUBLICIDADE
Notícias

Casa Branca: negociações nucleares com Irã podem continuar após prazo final

15:40 | 31/03/2015
As negociações nucleares entre Irã e o grupo conhecido como P5+1 (Estados Unidos, China, França, Reino Unido, Rússia e Alemanha) podem ser estendidas para depois do prazo final desta terça-feira, se houver progresso suficiente que justifique a medida, disse a Casa Branca.

A declaração do porta-voz da Casa Branca Josh Earnest sugere que as conversações, que tinham como objetivo produzir um esboço que permitiria aos envolvidos continuar as negociações até 30 de junho não reduziram as diferenças entre as partes, mas os lados trabalham para produzir um texto com poucos detalhes, acompanhado de documentos que destacam áreas sobre as quais negociações futuras são necessárias.

"Se for necessário e, quando eu digo se for necessário eu quero dizer se der meia-noite e um acordo não for alcançado mas as condições continuarem a ser produtivas, estaremos preparados para continuar as conversações amanhã", disse Ernest.

Ele disse que o presidente Barack Obama tem recebido informações atualizadas sobre as negociações. Ernest afirmou também que é possível que Obama entre em contato com membros do grupo de negociadores.

"Se estivermos fazendo progresso na direção de uma linha de chegada, então devemos continuar", acrescentou Earnest.

Anteriormente, autoridades haviam dito que esperavam concluir a maratona de seis dias de negociações com uma declaração de um acordo para continuar as conversações na direção de uma nova fase do trabalhos para conter o programa nuclear iraniano.

Elas haviam estabelecido esta terça-feira como prazo final para um acordo estrutural entre Irã e o P5+1.

Após intensas negociações, ainda permanecem obstáculos a respeito do enriquecimento de urânio, onde estoques de urânio enriquecido podem ser mantidos, limites para pesquisa e desenvolvimento nuclear iraniano e o escopo do alívio das sanções, entre outras questões.

O negociador iraniano Hamid Baeedinejad disse aos jornalistas que seu lado "pode permanecer o tempo que for necessário" para chegar a um acordo.

O objetivo é chegar a uma declaração conjunta, acompanhada de documentos adicionais que esbocem mais detalhadamente os entendimentos, permitindo que os lados reivindiquem que progresso suficiente foi alcançado para justificar uma nova rodada, disseram autoridades. O Irã não havia assinado nenhum documento, disse uma fonte, o que significa que um entendimento ainda era incerto.

As negociações já foram estendidas duas vezes em mais de uma década de tentativas diplomáticas de conter o avanço nuclear de Teerã. Fonte: Associated Press.

TAGS