PUBLICIDADE
Notícias

UE pede que França adote medidas adicionais para reduzir o déficit do governo

16:40 | 25/02/2015
Autoridades europeias afirmaram hoje que a França precisa adotar medidas mais duras para diminuir o déficit do governo nos próximos três anos, trazendo assim as contas do país para mais próximo das regras da União Europeia.

De acordo com a Comissão Europeia, o país precisa cortar, já este ano, outros 0,2% de seu déficit "estrutural", medida que leva em conta o déficit ajustado pela força da economia. O braço executivo da UE irá analisar as medidas tomadas por Paris daqui três meses, afirmou o comissário europeu, Pierre Moscovici.

"Este objetivo precisa ser absolutamente respeitado", disse.

Em Paris, o ministro da Economia francês, Michel Sapin, rebateu os pedidos de mais cortes feitos por Moscovici, afirmando que o país irá seguir em frente com seu atual plano orçamentário. Sapin também garantiu que a França irá atingir a meta proposta pela Comissão Europeia neste ano.

"Graças ao diálogo constante, temos uma convergência entre a análise do governo e da Comissão", disse Sapin em um comunicado.

Até 2017, a Comissão Europeia quer que a governo francês reduza seu déficit para 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o limite imposto pela regras da União Europeia. Isto significa que Paris precisará cortar seu déficit estrutural em cerca de 0,8% do PIB no próximo ano, disse um oficial europeu, o que pode significar mais impostos e cortes de gastos em um país onde o governo prometeu evitar medidas econômicas drásticas.

Paris já conseguiu postergar por duas vezes a meta de redução do déficit. Autoridades europeias já haviam concordado em prorrogar o prazo para o país atingir as metas em 2009 e 2013. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS