PUBLICIDADE
Notícias

Ucrânia e separatistas têm respeitado cessar-fogo, diz organização

13:00 | 15/02/2015
O cessar-fogo entre o governo da Ucrânia e rebeldes separatistas está sendo amplamente respeitado no primeiro dia após o início da trégua, apesar de algumas trocas de tiros esporádicas, afirmou o diretor da Organização para Segurança e Cooperação da Missão Especial Europeia de Monitoramento para a Ucrânia, Ertugrul Apakan. De acordo com o especialista, o acordo de paz foi mantido durante a madrugada e a primeira metade do domingo em quase todo o leste ucraniano, com exceção da região em torno da cidade de Debaltseve, onde o conflito havia se intensificado nos últimos dias.

Os separatistas alegam que a área deveria ser entregue a eles nas negociações com Kiev, e que milhares de soldados do governo seguem cercados por insurgentes na região. Autoridades do comando central, no entanto, negam que suas tropas estejam completamente cerceadas.

Apakan acusou os separatistas de negarem o acesso da missão à região de Debaltseve, de onde foram ouvidos tiros de artilharia por volta das 10h no horário local (5h no horário de Brasília). Ele também afirmou que disparos de pequenas armas e morteiros foram detectados na área de Donetsk durante as primeiras horas da manhã, além de serem ouvidos nas vizinhanças de Luhansk.

O diretor pediu que ambas as partes tomem medidas para garantir a trégua total. Tanto o governo central da Ucrânia como os separatistas também disseram neste domingo que o cessar-fogo tem sido amplamente respeitado.

A trégua, assinada nesta quinta-feira em Minsk e implementada à meia-noite deste sábado, é vista possivelmente como a última chance de dar fim à guerra civil que se instalou no leste do país e já matou mais de cinco mil pessoas. No entanto, as violações a um cessar-fogo parecido iniciado em setembro, e que acabou falhando, trazem certo ceticismo quanto à capacidade das duas partes de chegarem à paz verdadeira, enquanto continuam a debater pontos específicos do acordo e a violência não cessa. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS