PUBLICIDADE
Notícias

Tsipras: Grécia quer novo empréstimo-ponte e alívio financeiro

20:30 | 12/02/2015
O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta quinta-feira que o governo está tentando negociar um empréstimo-ponte de seis meses enquanto prepara um novo contrato social entre seu país e seus parceiros europeus. Tal acordo deveria incluir também a redução da dívida.

Tsipras expressou otimismo quanto às reuniões das equipes técnicas das duas partes, que preparam terreno para o novo encontro de segunda-feira. Ele afirmou também que o país iria negociar principalmente com a comissão Europeia, mas que manteria contato frequente com o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional.

"Esqueçam o resgate, esqueçam a Troica", disse Tsipras, acrescentando que nenhum desastre aconteceu porque o país se negou a assinar o comunicado conjunto de quarta-feira, que mencionava uma extensão do programa de salvamento.

"A transição do atual programa para o novo é a única questão em jogo agora, e a única coisa que o Eurogrupo irá discutir", disse.

O primeiro-ministro reiterou que o país tem um bom plano, e que não será chantageado.

Sobre o comunicado conjunto que não quis assinar, Tsipras disse que a decisão foi conjunta. "O governo toma decisões coletivamente. Estive em constante contato com o vice-presidente e o ministro da Economia da Grécia, e a decisão foi conjunta", disse. Fonte: Market News International.

TAGS