PUBLICIDADE
Notícias

Troica avaliará proposta grega, mas ainda não pode endossá-la, diz Dijsselbloem

08:10 | 24/02/2015
O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, confirmou hoje que a Grécia entregou na noite de segunda-feira uma proposta de reformas numa tentativa de garantir o aval final a um acordo provisório, fechado no fim da semana passada, para estender o programa de ajuda de Atenas por quatro meses. Com a apresentação da lista de reformas, a Grécia cumpriu o prazo estabelecido por seus credores europeus, embora tenha inicialmente anunciado que a proposta só seria entregue na manhã desta terça-feira.

A troica de credores da Grécia - formada pela Comissão Europeia, pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) - vai avaliar a lista, disse Dijsselbloem, ressaltando que a proposta dos gregos é "apenas um primeiro passo".

"A lista é somente uma indicação do tipo de reformas que eles (os gregos) gostariam de substituir e também as que eles gostariam de continuar", disse o chefe do Eurogrupo no Parlamento Europeu.

Segundo Dijsselbloem, os credores europeus ainda não podem endossar a proposta da Grécia e ainda precisam examinar se as metas orçamentárias de Atenas são "razoáveis e adequadas".

Dijsselbloem também afirmou que a Grécia só receberá recursos financeiros quando a revisão do atual programa de ajuda de Atenas, que vence no fim deste mês, for concluída.

Os ministros de Finanças da zona do euro, que formam o Eurogrupo, vão realizar uma teleconferência, a partir das 10h (de Brasília), para discutir as medidas propostas pela Grécia e a possível aprovação do acordo preliminar que estende o financiamento a Atenas por quatro meses. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS