PUBLICIDADE
Notícias

Saída da Grécia da zona do euro seria a pior opção para todos, diz Regling

09:40 | 15/02/2015
A saída da Grécia da zona do euro seria a pior opção para todas as partes envolvidas, afirmou o diretor-gerente do Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, na sigla em inglês), Klaus Regling, em entrevista a uma rede de televisão alemã. Ele sinalizou a disposição do órgão em negociar algumas condições ligadas às medidas de resgate no país.

O comentário foi feito um dia antes de uma importante reunião de ministros de finanças da zona do euro, que será realizada em Bruxelas. Os líderes irão tentar estabelecer os fundamentos de um acordo de financiamento para a Grécia, cujo atual programa de resgate acaba ao final de fevereiro.

A saída da zona do euro seria "a solução mais cara tanto para a Grécia quanto para a região", afirmou Regling. "É por isso que temos que evitar essa decisão".

O novo governo de esquerda da Grécia quer acabar com as medidas de austeridade e reduzir os encargos da dívida do país, e está se recusando a completar o programa de resgate existente. Em vez de prorrogar o programa atual, Atenas quer um acordo que permita ao país manter suas dívidas até setembro, enquanto o governo tenta negociar condições menos onerosas para o auxílio de longo prazo.

"O governo recentemente eleito tem prioridades diferentes do anterior, isso é compreensível", afirmou Regling. "Vimos isso, por exemplo, quando houve a mudança de governo na Irlanda, no meio do programa de resgate. Foi possível mudar condições pontuais, mas a direção principal foi mantida", explicou. Ele ressaltou que os países precisam aceitar reformas para gerar crescimento econômico no médio prazo. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS