PUBLICIDADE
Notícias

Rússia oferece ao Irã novo sistema de defesa aérea

13:20 | 23/02/2015
A Rússia se ofereceu para vender um poderoso sistema de defesa aérea para o Irã, em substituição a um acordo anterior, que foi abandonado após pressão dos Estados Unidos e de Israel.

Segundo o executivo-chefe da estatal Rostec, Sergey Chemezov, Teerã estava analisando a oferta da Rússia para o fornecimento de sistemas de mísseis anti-balísticos Antey-2500, depois de um contrato firmado em 2007 para fornecimento do sistema S-300 ter sido cancelado pelo Kremlin em 2010.

"Eles estão analisando a proposta. A decisão não foi tomada ainda", afirmou Chemezov em um evento sobre mercado de defesa em Abu Dhabi, segundo relatou a agência estatal Tass.

Os comentários foram feitos em meio ao mais sério impasse entre o Ocidente e a Rússia desde o fim da Guerra Fria, que fez com que os Estados Unidos, a União Europeia e os seus aliados aplicassem sanções contra Moscou pelo apoio aos separatistas do leste da Ucrânia. Por sua posição, Chemezov está entre as pessoas que são alvo das restrições.

Os Estados Unidos e Israel realizaram forte lobby internacional contra as tentativas russas de vender os mísseis S-300 para a Síria e o Irã, aliados de Moscou.

O Antey-2500 é um sistema móvel de mísseis terra-ar que pode destruir aviões e mísseis balísticos a uma distância de 200 quilômetros, de acordo com seu fabricante, Almaz-Antey.

Não houve comentário imediato do Irã, de Israel ou dos Estados Unidos sobre o acordo proposto.

Chemezov disse ainda que os conflitos no Oriente Médio estavam ajudando a Rússia a aumentar as vendas de armas. Segundo ele, as exportações de armas somaram US$ 13 bilhões no ano passado. "Nossos volumes devem continuar a crescer, apesar das sanções. Em particular, na América Latina e no Oriente Médio", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS