PUBLICIDADE
Notícias

Rússia, EUA e Europa caem em ranking de liberdade de imprensa; Brasil sobe a 99º

14:20 | 12/02/2015
A Rússia, os Estados Unidos e a Europa perderam posições no ranking no ranking anual sobre liberdade de imprensa, afirmou hoje a organização não governamental Repórteres Sem Fronteiras (RSF).

De acordo com relatório da entidade, divulgado hoje em Paris, os conflitos armados, a ascensão de grupos como o Estado Islâmico, a repressão sobre manifestações e a crise econômica deram um pano de fundo difícil para 2014. Como consequência, cerca de dois terços dos 180 países monitorados pela RSF tiveram desempenho pior do que o do ano anterior.

Embora a Europa Ocidental continue no topo da lista, ela perdeu pontos como região. Três países escandinavos continuam nas primeiras posições, mas a Itália, onde a máfia andou fazendo ameaças a jornalistas, e a Islândia, onde a relação entre a mídia e o meio político azedou, perderam terreno.

Os Estados Unidos caíram três posições, e foram à 49ª posição em meio a uma "guerra contra a informação" promovida pelo governo Obama em certos casos.Jornalistas também tiveram dificuldade de cobrir eventos como as manifestações de Ferguson, onde um adolescente negro foi morto pela polícia, em meados do ano passado.

A Rússia caiu duas posições e ficou em 152ª posição após aprovar leis "draconianas" para limitar a liberdade de informação, diz o grupo, que usa sete critérios, entre eles a independência da mídia e a diversidade de opiniões, para formular o índice.

Já o Brasil subiu doze colocações e ficou na 99ª posição. Segundo a RSF, o país se tornou pioneiro em proteger direitos civis na internet ao adotar o Marco Civil da Internet. Ainda assim "a segurança de jornalistas e a concentração da mídia nas mãos de poucos grupos continua a ser um dos maiores problemas do país", assinalou a entidade, que também lembrou os inúmeros atos de violência contra jornalistas durante a onda de protestos por que passou o país.

A China, o Irã e a Coreia do Norte ficaram entre os dez países com pior desempenho. Fonte: Associated Press.

TAGS