PUBLICIDADE
Notícias

Pela primeira vez, mulher é nomeada prefeita de Bagdá

Zekra Alwach, engenheira civil e diretora-geral no ministério de Ensino Superior, assumirá o cargo no próximo doming, segundo uma fonte municipal

11:45 | 21/02/2015

Um porta-voz do governo iraquiano anunciou neste sábado, 21, a nomeação, pela primeira vez, de uma mulher para o cargo de prefeito de Bagdá.
Zekra Alwach, engenheira civil e diretora-geral no ministério de Ensino Superior, assumirá o cargo no próximo domingo, 22, segundo uma fonte municipal.

"O primeiro-ministro Haider al Abadi destituiu o prefeito de Bagdá Naim Abub e nomeou a doutora Zekra Alwach para substituí-lo", anunciou o porta-voz do escritório do chefe de governo, Rafed Yuburi.

[SAIBAMAIS2] 

Em várias oportunidades, Abub havia sido acusado por moradores da capital iraquiana de não ter feito nada para melhorar os serviços básicos da cidade, entre outras coisas.

O cargo de prefeito está diretamente vinculado ao escritório do premier e seu titular tem prerrogativas comparáveis às de um ministro.

Segundo relatório de 2014 da ONU, pelo menos um quarto das iraquianas com mais de 12 anos são analfabetas e mais da metade das mulheres que têm entre 15 e 49 anos consideram que um marido têm o direito de bater na esposa.

No entanto, a Constituição exige que um quarto dos parlamentares sejam mulheres, o que não vigora para o poder executivo. No atual governo, há duas mulheres, uma das quais é a ministra encarregada dos direitos da mulher.

 

AFP

TAGS