PUBLICIDADE
Notícias

Paz com o Taleban está em um "futuro próximo", diz alto oficial do Afeganistão

14:00 | 23/02/2015
O chefe do governo de unidade nacional do Afeganistão, Abdullah Abdullah, afirmou nesta segunda-feira que Cabul vai iniciar as conversações pela paz com o Taleban em um "futuro próximo".

As declarações vieram um dia depois de o presidente do país, Ashraf Ghani, ter dito que a paz no país está mais próxima agora do que em qualquer momento desde o início da ofensiva dos EUA contra o Afeganistão, na esteira dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001.

Abdullah, cujo cargo é semelhante ao de um primeiro-ministro, falou para uma reunião de membros do gabinete na segunda-feira. A reprodução das declarações dele foram feitas por um funcionário que participou do encontro. O funcionário falou à Associated Press sob condição de anonimato.

"As autoridades paquistanesas afirmaram ter dito ao Taleban que a sua única opção agora é manter as conversações de paz com o governo afegão, e é isso que estamos esperando ouvir", teria afirmado Abdullah, segundo o funcionário. "O governo afegão iniciar as negociações de paz com o Taleban em um futuro próximo."

As negociações de um acordo de paz com os rebeldes são uma prioridade para Ghani, que assumiu o cargo em setembro.

Em um comunicado emitido na sequência dos supostos comentários de Abdullah, o Taleban afirmou que só iria anuncia se pronunciar após progressos nas negociações.

"Se houver alguma evolução, vamos anunciá-lo através de nossas fontes oficiais à nossa nação e ao mundo", diz o comunicado do Taleban. Fonte: Associated Press.

TAGS