PUBLICIDADE
Notícias

Morre Louis Jourdan, o 'french lover' da era de ouro de Hollywood

12:49 | 16/02/2015
NULL
NULL
O ator francês Louis Jourdan, mais conhecido por seu papel no filme "Gigi", morreu no sábado, aos 93 anos, em sua casa em Los Angeles, depois de muitos anos de sucesso como o '"french lover" do cinema americano. Jourdan teve morte natural, segundo seu biógrafo oficial, Olivier Minnel.

O ator francês fez muito sucesso nas décadas de 40 e 50 ao lado de outros astros franceses, como Maurice Chevalier e Jean-Pierre Aumont. "Ele encarnava a elegância francesa e Hollywood deu a ele papéis com esse tom", afirmou Minnel. Para seu biógrafo, Jourdan era "um homem-orquestra, ator, cantor e também show-man, e apresentou grandes programas com Judy Garland, Franck Sinatra e Jerry Lewis".

"Ele também foi modelo, principalmente para Pierre Cardin", acrescentou.
O ator, que nunca quis se ver nos filmes que fez, segundo o biógrafo, tinha consciência de seu papel na indústria hollywoodiana. "Eu era o clichê do francês", declarou ele certa vez.

Louis Robert Gendre, seu verdadeiro nome, também marcou como vilão de filme de James Bond, com sua participação em "007 contra Octopussy", de 1983. Ele estreou nas telas na França, em 1939, e atuou principalmente em comédias românticas. Ele chegou a deixar a carreira brevemente para se juntar à resistência durante a Segunda Guerra Mundial.

Convidado pelo produtor americano David O. Selnick para filmar em Hollywood, entrou para o elenco de um filme de Alfred Hitchcock ("Agonia de amor", 1947). Seu papel mais famoso foi "Gigi", de Vicente Minnelli (1958), onde trabalhou ao lado de Leslie Caron e Maurice Chevalier. O filme ganhou nove prêmios Oscar e ele foi indicado para um Globo de Ouro de melhor ator de comédia.

Dois anos depois, voltou a contracenar com Maurice Chevalier, dessa vez com Frank Sinatra e Shirley McLaine em "Can Can". Ele também fez uma breve incursão na Broadway, onde apareceu ao lado de James Dean em "The Immoralist", nos anos 1950. Voltou aos palcos apenas em 1978, numa farsa francesa escrita por George Feydeau, "13, rue de l'Amour".

O ator não esqueceu o cinema francês e trabalhou com Jacques Becker, Claude Autant-Lara e Edouard Molinaro. Ele também um pouco de televisão, vivendeo um policial na série americana "Paris Precinct", gravada em Paris. Sua última aparição no cinema foi em 1992, em "O ano do cometa", de Peter Yates.

Louis Jourdan foi condecorado com a Legião de Honra em 2010, em Los Angeles, onde passou a viver depois de se aposentar, na presença de seus amigos pessoais, Sidney Poitier e Kirk Douglas. Ele também conseguiu duas estrelas na Caçalda da Fama de Hollywood.

Sua vida foi marcada pela morte de seu filho único, Louis Henry, de overdose em 1981. Sua esposa, Berthe Frédérique, com quem ficou casado por mais de 60 anos, faleceu no ano passado.

AFP


TAGS