PUBLICIDADE
Notícias

Merkel expressa otimismo com acordo sobre Ucrânia

09:00 | 12/02/2015
Líderes alemães manifestaram esperança de que o novo acordo alcançado nesta quinta-feira deve acabar com a violência na Ucrânia, mas advertiram que um caminho difícil ainda está por vir.

"Muito, muito trabalho, ainda é necessário", disse a chanceler alemã, Angela Merkel, após a conclusão das conversações. "Mas há uma chance real de que as coisas vão mudar para melhor", acrescentou.

Merkel, que tem liderado a diplomacia do Ocidente na crise, disse que tanto o presidente russo, Vladimir Putin, quanto o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, agiu de forma construtiva nas negociações.

"O presidente Putin realmente fez tudo o que poderia para conseguir a possibilidade de acabar com o derramamento de sangue", disse Merkel. "No final, o presidente Putin também colocou pressão sobre os separatistas" para concordar que um cessar-fogo entre em vigor no sábado à noite, acrescentou.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, que também participou nas negociações, disse que o lado alemão esperava mais nas negociações, sem especificar do que sentiu achou falta. No entanto, ele disse que o acordo poderia se desviar de "uma espiral de escalada militar e poderia se direcionar a uma dinâmica política".

"Explosões de violência ainda podem desfazer tudo", disse Steinmeier. "O acordo de hoje não é a solução abrangente", afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS