PUBLICIDADE
Notícias

Líderes ocidentais, Rússia e Ucrânia condenam violações do cessar-fogo

08:50 | 19/02/2015
Líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia realizaram uma teleconferência na quinta-feira de manhã para analisar a situação no leste da Ucrânia e avaliar se Kiev e separatistas apoiados pelos russos estão violando a um acordo de cessar-fogo.

O presidente francês, François Hollande, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente russo, Vladimir Putin, e o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, se falaram no que ficou conhecido como Normandy Format, que espelha uma reunião dos líderes na Normandia em junho do ano passado, afirmou a presidência francesa em um comunicado.

"As violações do cessar-fogo observadas nos últimos dias foram condenadas", disse o escritório de Hollande. O comunicado não especifica o lado responsável pelas violações ou o quem na conferência condenou as interrupções na trégua.

O telefonema foi feito depois de a Ucrânia retirar as tropas do polo ferroviário de Debaltseve quando rebeldes pró-Rússia invadiram grande parte da cidade, apesar do cessar-fogo firmado em Minsk, na semana passada entre Merkel, Hollande, Putin e Poroshenko .

"Os quatro líderes concordaram em implementar rigorosamente a totalidade do pacote de medidas acordadas em 12 de fevereiro em Minsk", disse a presidência francesa, em comunicado.

Os ministros de Relações Exteriores dos quatro países prosseguirão conversações na quinta-feira com o objetivo de criar um mecanismo para supervisionar a implementação dos acordos de Minsk. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS