PUBLICIDADE
Notícias

Kim Jong-un ordena que exército se prepare para combate

A aproximação entre as manobras militares anuais entre EUA e Coreia do Sul causa desconforto

06:22 | 23/02/2015
NULL
NULL

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ordenou que o exército se prepare para o combate ante as iminentes manobras militares anuais realizadas conjuntamente pelas forças americanas e sul-coreanas.

Em um discurso histórico ante a Comissão Militar Central do partido único, Kim pediu que o Estado-Maior do Exército Popular Coreano (APC) "se prepare para reagir a qualquer forma de guerra declarada pelo inimigo", indicaram nesta segunda-feira, 23, os meios de comunicação oficiais norte-coreanos.

A reunião da comissão ocorre após um exercício militar supervisionado por Kim na semana passada que simulava o ataque de uma ilha sul-coreana no Mar Amarelo. O exercício norte-coreano com unidades de artilharia ocorreu nas ilhas de Mu e Jangjae, um ponto de tensões perto da fronteira com a Coreia do Sul, indicou a agência oficial Korean Central News Agency (KCNA).

[SAIBAMAIS 2]Kim Jong-un convocou então o conjunto das forças armadas norte-coreanas a intensificar seus treinamentos para "levar a sua conclusão o confronto antiamericano esmagando rapidamente o inimigo se ele atacar a Coreia do Norte", segundo a KCNA.

A unidade militar de Mu bombardeou em 2010 a ilha sul-coreana de Yeonpyeong, como resposta a um exercício militar de Seul perto da fronteira marítima litigiosa, e quatro sul-coreanos morreram.

Anualmente


Como em todos os anos, a tensão aumenta antes das manobras militares anuais dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, chamadas "Key Resolve" e "Foal Eagle", previstas para o início de março.

Ao não ter assinado nenhum armistício ao fim da guerra da Coreia, os dois países seguem tecnicamente em guerra. A Coreia do Norte propôs deter seus testes nucleares se os Estados Unidos suspenderem a edição 2015 dos exercícios conjuntos, mas Washington e Seul rejeitaram essa proposta.

AFP
TAGS