PUBLICIDADE
Notícias

Indonésia ameaça reconsiderar compra de jatos do Brasil

Recusa brasileira em receber as credenciais do embaixador indonésio poderá afetar relações comerciais, segundo declarações do vice-presidente Jusuf Kalla. Jacarta diz que não aceita ingerência em questões internas.

10:06 | 24/02/2015
NULL
NULL

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, afirmou nesta terça-feira, 24, que a execução de 11 condenados à morte no país, a maioria por tráfico de drogas, não será adiada e alertou governos estrangeiros a não intervir no seu direito de usar a pena capital.

"A primeira coisa que preciso dizer com firmeza é que não deveria haver qualquer intervenção em relação à pena de morte porque é nosso direito soberano exercer nossa lei", declarou o presidente. Ele negou pedidos de clemência, apesar de fortes apelos por parte do Brasil, da França e da Austrália, que têm cidadãos na lista de condenados à execução.

As execuções dos brasileiros Marco Archer Cardoso Moreira, em janeiro passado, e Rodrigo Muxfeldt Gularte, prevista para acontecer nas próximas semanas, vêm causando grande mal-estar diplomático entre Brasil e Indonésia, podendo afetar até mesmo as relações comerciais bilaterais.

Jatos

O vice-presidente da Indonésia, Jusuf Kalla, disse que o governo poderá reconsiderar a compra de 16 jatos Super Tucano da Embraer e lança-foguetes do Brasil, segundo o diário The Jakarta Post.

Um dia antes, o porta-voz da diplomacia indonésia, Armanatha Nasir, declarou que o país asiático aguarda um pedido de desculpas de Brasília pelo adiamento da apresentação das credenciais do embaixador indonésio designado para o Brasil, Toto Riyanto. O adiamento foi determinado pela presidente Dilma Rousseff até que a situação das relações diplomáticas entre os dois países esteja resolvida.

[SAIBAMAIS 2]Como protesto, no sábado passado a Indonésia chamou Riyanto de volta a Jacarta. "Trata-se de um passo muito extraordinário e antidiplomático", comentou Nasir sobre a atitude brasileira. Ele disse que o embaixador havia sido convidado formalmente a apresentar suas credenciais e, quando já se encontrava no Palácio do Planalto, recebeu a informação de que não poderia mais fazê-lo. Dilma recebeu as credenciais dos embaixadores de Venezuela, Panamá, El Salvador, Senegal e Grécia.

Após a execução de Archer por fuzilamento, Dilma chamou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas, o que é um ato de protesto. O Brasil pede a suspensão da execução de Gularte e sua hospitalização, alegando que ele sofre de esquizofrenia, conforme comprovado pelas próprias autoridades indonésias. Gularte e Archer foram condenados por tráfico de drogas.

TAGS