PUBLICIDADE
Notícias

Hollande diz que Rússia e Ucrânia têm última chance para acordo duradouro de paz

11:30 | 07/02/2015
O presidente François Hollande afirmou neste sábado que as negociações entre a França, a Alemanha, a Rússia e a Ucrânia são uma última chance de se firmar um acordo de paz duradoura. O chefe de Estado esteve em Moscou ontem à noite com a chanceler alemã Angela Merkel para realizar uma reunião extraordinária com o presidente Vladimir Putin.

"Porque se não pudermos alcançar, não um compromisso, mas um acordo de paz duradoura, conhecemos perfeitamente o cenário: ele tem um nome, e se chama guerra", afirmou Hollande em entrevista à rede de TV France 2. O líder francês também deu detalhes do plano de negociação, que prevê a criação de uma zona desmilitarizada de 50 a 70 quilômetros de extensão.

Hollande também defendeu uma autonomia forte no leste do país. "Essas pessoas foram à guerra", disse. "Será difícil fazer com que compartilhem uma vida comum". O foco dos negociadores é elaborar um documento conjunto para implementar o acordo de paz firmado em Minsk, em setembro do ano passado. Esse primeiro ajuste já previa o estabelecimento de uma zona desmilitarizada, mas as linhas de confronto avançaram desde então e o governo de Kiev passou a oferecer uma medida de autonomia aos separatistas. Fonte: Associated Press.

TAGS