PUBLICIDADE
Notícias

EUA devem desacelerar retirada de tropas do Afeganistão

12:00 | 21/02/2015
Os Estados Unidos estão considerando a possibilidade de desacelerar a retirada de tropas norte-americanas do Afeganistão este ano e no próximo, uma vez que o novo governo afegão está se mostrando um parceiro mais confiável, disse o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Ash Carter neste sábado.

Em sua primeira viagem como chefe do Pentágono, Carter afirmou que a administração Obama está "repensando" sua missão contra o terrorismo no Afeganistão, mas não entrou em detalhes. Não há uma decisão tomada, mas o presidente Barack Obama discutirá uma série de opções para manter um contingente maior do que o anteriormente planejado durante a visita do presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, à Casa Branca no mês que vem, afirmou Carter em entrevista concedida para a imprensa juntamente com Ghani. Os presidentes também pretendem conversar sobre o futuro do contraterrorismo no Afeganistão, acrescentou.

Há cerca de 10 mil soldados norte-americanos no Afeganistão hoje, um contingente inferior ao pico de 100 mil de 2010 e 2011. Embora a Casa Branca já tenha feito saber de tal plano, as declarações de Carter são as mais diretas feitas por um oficial do Pentágono, em meio as críticas dos Republicanos. Fonte: Associated Press.

TAGS