PUBLICIDADE
Notícias

Estado Islâmico publica entrevista com viúva atirador de Paris

13:40 | 12/02/2015
O grupo Estado Islâmico publicou o que descreveu como uma entrevista com a viúva do atirador francês que atacou um mercado kosher e matou uma policial em Paris em janeiro. Os textos, publicados em francês e em inglês na quarta e quinta-feira, não diz diretamente que a mulher entrevistada é Hayat Boumeddiene ou mesmo mostra imagens suas, mas a identifica como a esposa de Amedy Coulibaly, também conhecido como Umm Basur al-Muhajirah.

Boumeddiene é considerada peça importante nas investigações dos ataques na capital francesa, que deixaram 17 vítimas mortas, além de Coulibaly e dos irmãos que invadiram o jornal satírico Charlie Hebdo.

A publicação parece ser a primeira confirmação do Estado Islâmico de que ela se juntou ao grupo na Síria, como fez acreditar um vídeo póstumo de seu marido, no qual ele jurava lealdade ao líder do grupo extremista.

Nas respostas em linguagem pomposa, com referências ao Corão, ela convoca as mulheres a serem pacientes e a tornar mais fácil a vida de seus homens. Boumeddiene afirma também que Coulibaly teria ido para a Síria se a ação não "entrasse em conflito com sua intenção de realizar as operações na França". Não é possível confirmar as circunstâncias da entrevista ou mesmo se as respostas são de Boumeddiene.

Acredita-se que ela tenha viajado para a Turquia e, de lá, entrado na Síria por no período dos dias 7 a 9 de janeiro, quando os ataques em Paris foram realizados. Coulibaly matou cinco pessoas antes de morrer durante uma ação das forças de segurança. Os irmãos Said e Cherif Kouachi atacaram a redação do Charlie Hebdo, matando 12 pessoas. Fonte: Associated Press.

TAGS