PUBLICIDADE
Notícias

É importante que cessar-fogo da Ucrânia seja cumprido, diz autoridade da UE

12:30 | 12/02/2015
A caminho de uma reunião de líderes da União Europeia, a chefe de política externa da UE, Federica Mogherini, disse hoje que irá propor "medidas concretas" para ajudar a implementar o acordo de cessar-fogo anunciado mais cedo para a conflagrada região do leste ucraniano.

Sem fornecer mais detalhes, Federica sugeriu que as medidas poderão incluir auxílio para a monitoração do acordo. "No nosso lado, da UE, já estamos observando as ferramentas práticas de que dispomos para tornar a implementação factível, para apoiá-la, para ajudar a sustentá-la", comentou.

Os comentários de Federica refletiram em parte a ampla frustração entre líderes europeus de que uma trégua anterior entre a Ucrânia e a Rússia, acertada em setembro do ano passado, foi quase que completamente ignorada.

Líderes da UE elogiaram o novo acordo, mas estressaram a necessidade de garantir que ele seja cumprido dessa vez. "Assinar um acordo é muito importante, mas implementá-lo é ainda mais importante", disse Federica.

Federica também comentou que os líderes europeus não vão discutir novas sanções a Rússia e a separatistas pró-Moscou na reunião desta quinta-feira. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS