PUBLICIDADE
Notícias

Congressistas americanos vão a Cuba tratar de direitos humanos

Eles propõem que a melhor forma aproximar os países é a reabertura das embaixadas

21:57 | 19/02/2015
Liderados pela influente representante Nancy Pelosi, nove congressistas democratas dos Estados Unidos conversaram com integrantes do governo cubano sobre a reabertura das embaixadas e sobre direitos humanos, nesta quinta-feira, 19, durante visita à ilha.

"Colocamos o tema dos direitos humanos em diferentes oportunidades nas reuniões com funcionários cubanos", relatou o representante (deputado) Jim McGovern, acompanhado dos demais congressistas, em entrevista coletiva.

"Do nosso ponto de vista, porém, acho que o melhor caminho para promover os direitos humanos é acelerar esse novo processo de estabelecimento de embaixadas formais, em Havana e em Washington, e que nossos funcionários da embaixada falem diretamente com o governo cubano, e o mesmo em Washington", acrescentou McGovern, que já visitou a ilha várias vezes.

Na quarta-feira, 18, os legisladores americanos se reuniram com o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, e com Josefina Vidal, chefe da delegação cubana nas negociações com os Estados Unidos para a reabertura de embaixadas após meio século.

Esta quinta-feira foi último dia da visita a Havana iniciada na terça-feira, 17, dois meses após o anúncio da história aproximação bilateral. A segunda rodada dessas discussões acontece em 27 de fevereiro, em Washington.

Na terça, a delegação liderada por Pelosi, líder da minoria democrata na Câmara de Representantes, reuniu-se com a vice-presidente do Parlamento cubano, Ana María Mari Machado. O grupo também teve um encontro com o arcebispo de Havana, o cardeal cubano Jaime Ortega, que se tornou um interlocutor privilegiado do governo Raúl Castro.
AFP
TAGS