PUBLICIDADE
Notícias

Alemanha e Inglaterra criticam opção da Fifa por Copa de 2022 em novembro-dezembro

A ideia foi evitar o calor e a coincidência de datas com os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão no início de 2022

14:40 | 24/02/2015
NULL
NULL

O diretor da Liga Alemã de Futebol, Andreas Rettig, e Richard Scudamore, seu colega da Premier League inglesa, mostraram-se "preocupados" e "decepcionados" com a decisão de Fifa de recomendar a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar, para os meses de novembro e dezembro.

A recomendação da Fifa para uma Copa neste período foi decidida nesta terça-feira, 20, por um grupo de trabalho reunido em Doha.

A ideia foi evitar o calor e a coincidência de datas com os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão no início de 2022.

"Organizar a Copa do Mundo durante este período terá um peso organizacional e financeiro para os campeonatos europeus, para os quais a Fifa precisa dar soluções que levem em conta essas considerações", explicou Retting.

[SAIBAMAIS2]

O dirigente alemão também se disse "preocupado com o impacto para os jogadores de alto nível".

A Fifa resolveu priorizar a realização do torneio no inverno, por conta das altas temperaturas no Catar, que podem chegar a 50 graus em junho e julho, período em que a Copa costuma ser organizada.

O problema é que as novas datas colocam a competição no meio da temporada dos campeonatos europeus, que começam em agosto e terminam em maio.

O presidente da Federação Alemã, Wolfgang Niersbach, reconheceu que "mal conseguia se acostumar com a ideia de uma Copa do Mundo antes do Natal", mas ressaltou que o calor "não deixava outra alternativa a não ser se voltar para o inverno".

Mesmo assim, o dirigente chamou a responsabilidade da Fifa para chegar a um compromisso com as principais ligas europeias.

"Resta agora às pessoas encarregadas pela programação encontrar as melhores soluções. Não é simples, mas não é impossível", completou Niersbach.

Um dos principais opositores da ideia de organizar a Copa do Mundo no inverno, o também alemão Karl Heinz Rummenigge, presidente do Bayern de Munique e da Associação Europeia de Clubes (ECA), mostrou-se fatalista, ao afirmar que a recomendação da Fifa "não foge daquilo que era esperado".

"Todos os calendários de jogos terão que se adaptar à realização deste torneio no meio da temporada 2022-2023. Será necessário ter concessões de todas as parte, mas não podem esperar que os clubes e campeonatos europeus tenham que pagar o preço financeiro disso", avisou.

Já o diretor da Premier League não escondeu a "grande decepção". "Estou decepcionado, essa é a palavra, e é o que pensam todos os campeonatos europeus, principalmente aqueles que fornecem a maioria dos jogadores para a Copa do Mundo", reclamou.

"A Fifa mantém seu calendário, a Copa do Mundo dela continua intacta, e até a Uefa nos abandonou, empurrando o torneio para novembro e dezembro. Assim, a Liga dos Campeões pode começar antes e ser retomada depois, como sempre. Mas para nós, é outra história", resumiu.
A recomendação da Fifa para uma Copa neste período foi decidida nesta terça-feira, por um grupo de trabalho reunido em Doha.
A ideia foi evitar o calor e a coincidência de datas com os Jogos Olímpicos de Inverno, que acontecerão no início de 2022.

 

AFP


TAGS