PUBLICIDADE
Notícias

Acordo nuclear com Irã fez grandes avanços nos últimos dias, diz oficial dos EUA

16:10 | 23/02/2015
O acordo nuclear entre o Irã e as seis potências mundiais - EUA, França, Reino Unido, Alemanha, Rússia e China - fez grandes progressos neste final de semana, inclusive sobre pontos de maior impasse, informou, em condição de anonimato, um alto funcionário dos Estados Unidos.

"Há questões muito difíceis ainda. Nós temos um longo caminho a percorrer", ressalvou.

O Irã e as seis potências têm até o final de março para acordar um cronograma para implantação de um acordo. O pacto final deve ser assinado até 30 de Junho.

No centro das negociações está um esforço para diminuir as atividades nucleares do Irã, de modo que o país fique ao menos dez anos sem acumular combustível nuclear suficiente para fabricar uma bomba.

Em troca, as sanções internacionais contra o Irã afrouxadas ao longo do tempo. O Irã sempre afirmou que seu programa nuclear é totalmente pacífico.

Autoridades dos Estados Unidos, inicialmente, queriam que o acordo durasse 20 anos. Teerã, por sua vez, argumenta que o pacto não deve se estender por mais de uma década.

Os comentários do alto funcionário norte-americano nesta segunda-feira sinalizam que o acordo pode durar mais de uma década, mas que após os primeiros dez anos o Irã poderia aumentar gradualmente o seu enriquecimento nuclear. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS