PUBLICIDADE
Notícias

Tunísia anuncia novo governo de minoria, e exclui islamistas

16:50 | 23/01/2015
O primeiro-ministro Habib Essid anunciou nesta sexta-feira a formação de um novo governo de minoria na Tunísia, que irá deixar de fora grandes partidos políticos, incluindo o partido islamista moderado Ennahda e o Fronte Popular, de esquerda.

O anúncio cimenta o sucesso do partido nacionalista Nida Tunis, o grande vencedor das última eleições. Com 86 das 217 cadeiras do parlamento, o Túnis prometeu formar um amplo governo de coalizão para tirar o país da crise econômica. No entanto, os 24 novos ministros apresentados hoje vieram de apenas dois partidos, o Nida Túnis e o União Patriótica Livre, que conseguiu 16 assentos. Nove ministérios serão ocupados por mulheres.

Juntos, eles terão menos da metade dos votos do Parlamento, o que pode causar dificuldades futuras para o governo. A Tunísia precisa aprovar reformas importantes para enfrentar problemas econômicos como inflação alta e desemprego.

Desde que o país retirou o ditador do poder, em 2011, sua transição democrática tem sido observada de perto por potências regionais. "Governaremos para o povo e perseguiremos os objetivos da revolução, que são a liberdade, a dignidade e a superação dos problemas do país", disse Essid. Fonte: Associated Press.

TAGS