PUBLICIDADE
Notícias

Partido Gregos Independentes aceita formar governo com Syriza

07:40 | 26/01/2015
O esquerdista Syriza, partido vitorioso nas eleições gerais da Grécia deste domingo, conquistou hoje o apoio de outro grupo contrário às medidas de austeridade impostas por credores internacionais a Atenas, o que lhe permitirá formar um novo governo.

O Partido Gregos Independentes, de direita, anunciou que vai apoiar o líder do Syriza, Alexis Tsipras, para que se torne o próximo primeiro-ministro do país, após ele ter ficado apenas um pouco aquém da maioria necessária para governar sem coalizões na disputa eleitoral de ontem.

Tsipras promete renegociar os severos termos dos pacotes de ajuda recebidos pela Grécia, mas afirmou que não tomará nenhuma decisão unilateral contra credores europeus ou o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com 99,8% das urnas apuradas, o Syriza conquistou 149 dos 300 assentos do Parlamento grego, com 36,3% dos votos. A atual coalizão governista conservadora obteve 27,8% de apoio, enquanto o partido de extrema direita Aurora Dourada ficou em terceiro lugar, com 6,28%.

A decisão de Tsipras de negociar a formação de um novo governo com os Gregos Independentes, e não com o centrista To Potami, gerou preocupações de que o Syriza adote uma linha dura nas negociações com credores.

Segundo o oficial de planejamento financeiro do Syriza, Giorgos Stathakis, o novo governo não tem planos de se encontrar com negociadores da troica - formada pelo Banco Central Europeu (BCE), pela Comissão Europeia e pelo FMI - e pretende buscar diálogo diretamente com os governos da zona do euro. Fonte: Associated Press.

TAGS