PUBLICIDADE
Notícias

Ataque em hotel na Líbia deixa 4 estrangeiros e 5 seguranças mortos

17:50 | 27/01/2015
Homens armados invadiram um hotel de luxo na capital da Líbia nesta terça-feira, matando pelo menos quatro estrangeiros e cinco seguranças, informaram autoridades. Ao menos outras dez pessoas, entre hóspedes, trabalhadores e policiais ficaram feridos.

O ataque a um hotel começou pela manhã, e incluiu a explosão de um carro bomba no estacionamento. Dois homens armados entraram no saguão do hotel e começaram a atirar a esmo. Depois de horas escondidos dentro do prédio, os dois extremistas atiraram uma granada nas forças policiais que estavam no local. A explosão matou os dois terroristas e um oficial.

Não está claro se os dois atiradores são os únicos envolvidos no ataque.

Segundo o site da BBC, uma declaração postada numa conta do Twitter ligada ao Estado Islâmico, afirma que o grupo é responsável pelo ataque ao hotel. A ação seria uma vingança pela morte de Abu Anas al-Liby, um jihadista líbio suspeito de envolvimento nos ataques a duas embaixadas norte-americanas no leste da África em 1998. Ele morreu no hospital no dia 2 de janeiro, dias antes do início de seu julgamento. A rede britânica afirma que é difícil avaliar se o Estado Islâmico tem presença na Líbia.

Desde a queda do antigo ditador líbio, Muamar Kadafi, o país vive uma competição entre milícias pelo poder. O país foi efetivamente dividido em dois parlamentos, cada um apoiado por grupos armados diferentes.

Os relatos sobre o incidente ainda são bastante confusos e contraditórios, mas de acordo com o governo de Tripoli, o alvo do ataque era o primeiro-ministro Omar Al-Hassi. Ele não foi ferido.

O hotel Corinthia, cujos proprietários são de Malta, é também o local onde a missão da Organização das Nações Unidas na Líbia realiza suas reuniões. Atualmente, a missão organiza negociações políticas com grupos rivais líbios em Genebra. Em 2013, o ex-primeiro-ministro líbio foi sequestrado no mesmo hotel. Fonte: Associated Press.

TAGS