PUBLICIDADE
Notícias

Relações entre EUA e Cuba podem ajudar a melhorar condições da ilha, diz Obama

17:20 | 19/12/2014
A abertura das relações entre os Estados Unidos e Cuba é a melhor chance de influenciar o governo cubano e melhorar as condições na ilha, afirmou o presidente americano Barack Obama. Durante a última coletiva de imprensa do ano, Obama disse que espera um "debate saudável" no Congresso sobre a retirada do embargo a Cuba e que a Casa Branca não pode agir unilateralmente nesse assunto.

Obama disse que não espera que as mudanças de políticas vão alterar a vida em Cuba da noite para o dia, mas acrescentou que a nova relação oferece mais oportunidade para os Estados Unidos atuarem para a melhora das condições do país. De acordo com presidente, seu país continua a se preocupar com a democracia e os direitos humanos no país latino, onde o regime ainda "oprime seu povo", disse Obama.

O presidente admitiu que os Estados Unidos e Cuba vão continuar a discordar e disse que a política que durou 50 anos na ilha não funcionou. Ele acrescentou que os avanços no setor de telecomunicações e no acesso à internet vão ajudar a abrir a sociedade cubana.

Obama acrescentou que não está na "fase" de antecipar uma visita à Cuba ou a vinda do presidente cubano, Raúl Castro, aos Estados Unidos, mas que espera visitar o país em algum momento. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS