Participamos do

Coreia do Sul mantém operação de usinas apesar de ataques em computadores

12:10 | Dez. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os ataques cibernéticos contras as usinas de energia nuclear da Coreia do Sul continuam, mas os reatores estão operando com segurança, disse o operador de enérgica nuclear do país.

"Os ataques cibernéticos em nossas redes de computadores administrativas continuam ainda. No entanto, a operação dos reatores nucleares é separada e está 100% a salvo de qualquer ataque", afirmou o executivo-chefe da Korea Hydro & Nuclear Power Co., Cho Seok, em um comunicado de imprensa. Ele se recusou a fornecer detalhes sobre os ataques cibernéticos, ou sobre como a companhia está respondendo aos ataques, citando razões de segurança.

A Korea Hydro, a operadora de 23 reatores nucleares na Coreia do Sul, disse em meados de dezembro que seus sistemas de computadores tinham sido invadidos em alguns dados foram roubados e que as operações não estavam em risco.

O governo e a operadora colocaram em alerta equipes de emergência desde a quarta-feira passada como medida de precaução em caso de tentativas de ataques cibernéticos em usinas nucleares, depois que um hacker exigiu o desligamento de três reatores e em mensagens no Twitter ameaçaram "destruição" se a exigência não fosse cumprida.

Autoridades do governo e procuradores em Seul, que estão investigando o caso, disseram que não descartam a possibilidade da Coreia do Norte estar envolvida no ataque.

A imprensa estatal norte-coreana negou ontem envolvimento com os ataques cibernéticos e acusou os EUA de estarem por trás da invasão dos sistemas. Os procuradores da Coreia do Norte também estão buscando cooperação com autoridades da China em uma investigação sobre o caso após identificar vários endereços da Internet a uma cidade chinesa perto da Coreia do Norte. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente