Participamos do

Canadá impõe nova rodada de sanções à Rússia em razão do conflito com a Ucrânia

18:40 | Dez. 19, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Canadá impôs uma nova rodada de sanções sobre a Rússia, incluindo restrições às exportações de tecnologia de energia, como parte de seu esforço para pressionar o presidente russo Vladimir Putin devido ao envolvimento de Moscou no conflito contínuo na vizinha Ucrânia.

Ottawa e seus aliados ocidentais, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, já impuseram várias rodadas de sanções contra a Rússia. O primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, declarou em um comunicado que as sanções "estão colocando pressão econômica real sobre a Rússia para encerrar o militarismo em território ucraniano".

"O Canadá não vai aceitar a ocupação ilegal de Crimeia e atividade militar persistente e provocante no leste da Ucrânia", disse Harper, advertindo que o país está pronto para tomar novas medidas em conjunto com aliados e parceiros, se necessário.

O mais recente movimento do governo canadense inclui novas restrições à exportação de tecnologias utilizadas na exploração de petróleo e no setor extrativo na Rússia, tais como tubos de ferro ou de aço usados em oleodutos, ferramentas de perfuração, torres de perfuração e plataformas de produção.

Ottawa também estendeu proibições de empréstimos e de capital existentes. Além disso, impôs "sanções econômicas" e proibição de viagens contra mais 20 pessoas, sejam russos ou ucranianos ligados ao movimento separatista apoiado por Moscou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente