Participamos do

Forte terremoto atinge região central do Japão

13:05 | Nov. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um forte terremoto foi registrado uma região montanhosa da área central do Japão na noite deste sábado (horário local), fazendo com que pelo menos um prédio desabasse e deixando vários feridos, segundo relatos de meios de comunicação japoneses. Não foi emitido alerta de tsunami.

O tremor de magnitude 6,8 aconteceu perto da cidade de Nagano, às 22h08 (11h08, em Brasília), a uma profundidade de 10 quilômetros, informou a Agência Meteorológica do Japão. Para o Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) o terremoto teve magnitude 6,2. Como o tremor aconteceu em terra firma, não há a possibilidade da formação de um tsunami.

Uma das áreas mais atingidas parecer ser sido Hakuba, cidade conhecida por suas piscas de esqui a oeste de Nagano, onde foram disputadas provas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1998. A agência de notícias Kyodo informou que pelo menos um prédio desabou em Hakuba e que várias pessoas ficaram feridas. Não estava claro se os feridos estavam no prédio que ruiu.

O tremor foi sentido em Tóquio, cerca de 200 quilômetros a sudoeste da Hakuba. Um suposto tremor secundário de magnitude 4,3 atingiu a região 30 minutos mais tarde.

Nenhum dano foi informado na usina de energia Kashiwazaki-Kariwa, que fica na cidade de Niigaata, nas proximidades. Todas as usinas nucleares japonesas estão desligadas.

A emissora de televisão NHK informou que um deslizamento de terra bloqueou uma estrada após o terremoto. Segundo a NHK, 200 casas estavam sem fornecimento de energia elétrica. O serviço de trem bala Shinkansen na região foi suspenso temporariamente. A emissora também informou que várias pessoas ficaram feridas. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente