Participamos do

Os últimos 10 vencedores do Prêmio Nobel de Física

Em 2014, os vencedores foram os inventores da lâmpada de LED
08:31 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Lista dos vencedores nos últimos 10 anos do Prêmio Nobel de Física, que em 2014 foi concedido aos japoneses Isamu Akasaki e Hiroshi Amano e ao americano Shuji Nakamura, inventores da lâmpada de LED:

2014: Isamu Akasaki e Hiroshi Amano (Japão) e Shuji Nakamura (Estados Unidos), inventores do diodo emissor de luz (LED)

2013: François Englert (Bélgica) e Peter Higgs (Reino Unido) pelos trabalhos sobre o Bóson de Higgs, uma partícula elementar.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

2012: Serge Haroche (França) e David Wineland (Estados Unidos) por suas pesquisas em óptica quântica que permitiram a criação de computadores superpotentes e relógios com precisão extrema.

2011: Saul Perlmutter e Adam Riess (Estados Unidos), Brian Schmidt (Austrália/EUA) pelas descobertas sobre a expansão acelerada do universo.

2010: Andre Geim (Holanda) e Konstantin Novoselov (Rússia/Reino Unido) pelos trabalhos pioneiros no desenvolvimento do grafeno, um material revolucionário que transformou a eletrônica, em particular a fabricação de computadores e transistores.

[SAIBAMAIS 3]

2009: Charles Kao (Estados Unidos/Reino Unido), Willard Boyle (Estados Unidos/Canadá) e George Smith (Estados Unidos) por suas pesquisas sobre a fibra óptica e os semicondutores, responsáveis por importantes avanços tecnológicos na telefonia, transporte de dados e fotografia.

2008: Yoichiro Nambu (Estados Unidos), Makoto Kobayashi e Toshihide Maskawa (Japão) por pesquisas sobre a formação do universo.

2007: Albert Fert (França) e Peter Grünberg (Alemanha), que descobriram a magneto-resistência gigante, uma tecnologia que permite aumentar a capacidade dos discos rígidos e minimizar o tamanho.

2006: John Mather e George Smoot (Estados Unidos), coordenadores de uma missão espacial da Nasa que permitiu fortalecer a teoria do Big Bang sobre a origem do universo.

2005: Roy Glauber e John Hall (Estados Unidos) e Theodor Hänsch (Alemanha), o primeiro por sua descrição do comportamento das partículas de luz, os demais por trabalhos sobre a espectroscopia laser.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente