Participamos do

Ministros da Defesa e do Interior aprovados no Iraque

13:40 | Out. 18, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Parlamento do Iraque aprovou os dois candidatos apontados pelo primeiro-ministro Haider al-Abadi para os ministérios da Defesa e do Interior neste sábado. A aprovação encerra o impasse de mais de um mês sobre quem ocuparia os ministérios, num momento em que o país está sob o cerco do grupo extremista Estado Islâmico.

O atraso na escolha dos ministros levantou dúvidas sobre a capacidade de al-Abadi em se manter distante de conflitos sectários no Parlamento e nomear candidatos que promovessem um ambiente político mais inclusivo, após anos de domínio xiita.

Mohammed Salem al-Ghabban, um parlamentar xiita, foi nomeado ministro do Interior, cargo que administra a polícia do país. O ministro da Defesa escolhido foi Khaled al-Obeidi, parlamentar sunita.

Abadi tomou posse oficialmente em setembro. Suas indicações anteriores para os dois cargos foram rejeitadas no dia 16 de setembro. A escolha para o ministério do Interior parece ser um consenso em um partido que ameaçou retirar seu apoio caso um de seus integrantes não fosse nomeado.

O Parlamento também aprovou ministros do turismo, finanças e das mulheres, preenchendo todos os ministérios do país. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente