Participamos do

Ebola não vai se espalhar mais facilmente, diz CDC

19:30 | Out. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), Tom Frieden, afirmou, nesta terça-feira, que não há sinais de que o vírus do ebola vá se transmitido mais facilmente. "Não vemos transmissão por vias aéreas no surto na África", declarou.

Para começar a se espalhar pelo ar ou outro meio, o vírus teria de passar por uma grande mudança genética. A maioria dos vírus não sofre mutações quando se espalham e o ebola tem se mantido estável, de acordo com Frieden. Ele afirmou que o vírus se manteve praticamente igual nos outros episódios de surtos. Além disso, os cinco tipos do ebola variam 40% geneticamente, mas todos são transmitidos por contato direto, alertou.

Alguns virologistas e elaboradores de política expressaram preocupação de que o vírus do ebola possa sofrer mutações e se tornar transmissível por vias aéreas. Isso aconteceria por meio de alterações no padrão de transmissão de uma pessoa para outra na grande epidemia na África Ocidental. Frieden admitiu que se isso acontecesse, seria "absolutamente o pior cenário possível". Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente