PUBLICIDADE
Notícias

Coreia do Norte dialoga com UE sobre Direitos Humanos

17:30 | 31/10/2014
Uma porta-voz da União Europeia confirmou nesta sexta-feira que a Coreia do Norte convidou o representante especial do grupo para os Direitos Humanos, Stavros Lambrinidis, a visitar o país. O convite representa um passo significativo em relação à abertura do diálogo com Pyongyang sobre o tema, que desde 2003 não discute a questão em viés diplomático.

"O convite está sendo considerado", afirmou Maja Kocijancic, porta-voz de Relações Exteriores da União Europeia. "Os dois lados devem discutir o melhor momento e os detalhes da visita por meio de canais diplomáticos". Segundo a União Europeia, Lambrinidis recentemente se encontrou com um representante de Pyongyang.

Segundo Kocijancic, um time de especialistas do serviço diplomático do grupo deveria visitar a Coreia do Norte na semana que vem, mas as novas restrições impostas pelo país devido à epidemia de ebola levaram o governo a adiar o encontro.

A Coreia do Norte também ofereceu a possibilidade de autoridades das Organizações das Nações Unidas (ONU) visitarem o país. O diplomata coreano para a entidade, Kim Un Chol, contudo, afirma que a oferta será derrubada se a resolução da ONU a respeito do país não retire suas referências à Corte Penal Internacional até o sábado.

Kim, no entanto, trata o convite à União Europeia como algo em separado e diz esperar uma visita oficial de Lambrinidis em março de 2015. Fonte: Associated Press.

TAGS