Participamos do

Alemanha quer sediar as Olimpíadas de 2024

A última vez que o país sediou o evento foi em 1972, em Munique
16:04 | Out. 28, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Comitê Olímpico alemão (DOSB) afirmou nesta terça-feira, 28, que estava a favor da candidatura do país para organizar os Jogos de Verão em 2024, em Hamburgo ou na capital Berlim, que já sediou o evento em 1936, sob o regime nazista.

A última vez que a Alemanha recebeu olimpíadas foi em 1972, em Munique.

"Temos a convicção que trata-se de uma grande oportunidade para a cidade e para o esporte alemão em geral", declarou o presidente do DOSB, Alfons Hörmann, numa entrevista coletiva realizada na sede da entidade, em Frankfurt.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Caso nenhuma cidade alemã seja escolhida para a edição de 2024, o comitê olímpico do país pretende lançar uma nova candidatura para 2028.

Depois do aval do DOSB, o próximo passo será a realização de plebiscitos em Berlim e Hamburgo, para que a população se pronuncie a favor ou contra a candidatura.

Em novembro de 2013, os moradores de Munique rejeitaram a candidatura da cidade para as Olimpíadas de inverno de 2022.

Em março, o prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, que deixará o cargo em dezembro, tinha afirmado que a capital tinha "condições de receber os Jogos" por possuir boas infraestruturas esportivas. Ele tinha avisado, contudo, que não pretendia se candidatar a qualquer custo e apoiaria a candidatura de Hamburgo caso fosse escolhida para representar o país.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo DOSB, 53% dos moradores de Hamburgo estão a favor da candidatura da cidade, contra apenas 48% da população da capital.

O anúncio da cidade alemã candidata deve ser feito no dia 21 de março, depois dos plebiscitos. O projeto precisa ser entregue ao Comitê Olímpico Internacional em novembro de 2015 e a sede será escolhida no dia 15 de setembro de 2017.

A próxima edição acontecerá no Rio de Janeiro, em 2016 e Tóquio receberá os Jogos de 2020.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente