PUBLICIDADE
Notícias

Dalai Lama elogia presidente chinês após visita à Índia

14:30 | 20/09/2014
O Dalai Lama elogiou neste sábado o governo do presidente da China, Xi Jinping, por ser "mais realista" e íntegro do que seus predecessores, após o término de uma visita de três dias do governante chinês à Índia. O líder espiritual dos budistas tibetanos mora há décadas na cidade indiana de Dharamsala, nos pés do Himalaia, após fugir da China depois do fracassado levante de 1959.

O exílio do Dalai Lama na Índia incomoda a China, que o acusa de fomentar protestos e incentivar monges budistas à autoimolação, como uma forma de cobrar mais autonomia para o Tibet, uma região montanhosa no oeste da China. Agora, o líder budista diz que a atitude chinesa para estar mudando. Segundo ele, os líderes do Partido Comunista, que oficialmente são ateus, estão começando a reconhecer a importância do espiritualismo. "Existem muitas mudanças", comentou.

De acordo com Dalai Lama, desde que assumiu a presidência, em março de 2013, Xi tem demonstrado, ao lidar com problemas, "que é mais realista e tem comparativamente mais princípios que seus predecessores". Durante a visita do presidente chinês à Índia esta semana, dezenas de manifestantes promoveram um protesto em frente ao prédio onde ele se encontrou com o premiê local, exigindo mais liberdade para o Tibet. Fonte: Associated Press.

TAGS