PUBLICIDADE
Notícias

'O vírus do ebola é controlável', diz Obama

21:10 | 06/08/2014
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que é cedo demais para saber se o tratamento norte-americano contra o vírus do Ebola deveria ser distribuído amplamente. Segundo Obama, as autoridades estão focadas agora nas medidas de segurança pública para conter a epidemia da doença mortal no Oeste da África.

"Eu não acho que temos todas as informações para definir se essa droga é útil", disse o presidente em coletiva de imprensa após um encontro com líderes africanos em Washington. "O que nós sabemos é que o vírus do Ebola é controlável se a região tiver uma infraestrutura de segurança pública bem estabelecida."

Dois norte-americanos infectados com o ebola enquanto trabalhavam na Libéria receberam nesta semana doses de uma droga experimental conhecida como ZMapp. Algumas críticas se espalharam, então, reclamando que o medicamento não estava disponível para centenas de africanos doentes.

Obama, no entanto, ressaltou que é muito cedo para distribuir o medicamento. Para ele, uma das causas para a epidemia de ebola que se expande pela Libéria, pela Guiné e por Serra Leoa é exatamente a falta de sistemas de saúde pública, o que permitiu que a doença se espalhasse mais rapidamente do que deveria. "Eles não foram capazes de identificar e isolar casos rapidamente", disse o presidente.

O líder norte-americano fez os comentários após um encontro com cerca de 50 líderes africanos para discutir maneiras de impulsionar o comércio entre os continentes, além de medidas para favorecer o crescimento econômico, a segurança e a saúde na África. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao menos 392 pessoas morreram neste último surto de ebola. Fonte: Dow Jones Newswires.

TAGS