Participamos do

Navio-escola traz à Fortaleza peças do artesanato brasileiro

O navio percorrerá ainda por12 países levando um pouco da cultura brasileira
13:59 | Ago. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O navio-escola da Marinha, que leva várias peças do artesanato brasileiro, estará em Fortaleza no mês de dezembro a partir do dia 12. Durante quatro dias, na cidade do sol, o navio vai mostrar peças que remetem ao mar e que trazem um pouco da cultura brasileira como as obras Sereia, Tartaruga Marinha, Caranguejo Gigante da Amazônia, Peixe Tucunaré, entre outros trabalhos artesanais que farão parte da mostra.

 O navio que partiu de Salvador, Bahia, na última semana, vai percorrer por 12 países (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Inglaterra, Suécia, Finlândia, Alemanha, EUA, México e Colômbia). A primeira parada da embarcação será em Las Palmas, na Espanha, com chegada prevista para o dia 12 de agosto. O navio estará de volta ao Brasil no dia 21 de dezembro, no Rio de Janeiro. Em cada cidade que o navio-escola atracar, haverá um coquetel para as autoridades locais, que também serão presenteados com alguma peça do artesanato brasileiro.

 Iniciativa e metas

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 A iniciativa é fruto da parceria entre a Marinha e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) e faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A meta é coordenar e desenvolver atividades que valorizem o artesão, além de promover e garantir a competitividade do produto artesanal no mercado. Segundo o ministro da SMPE, Guilherme Afif, essa é uma oportunidade para outros países conhecerem um pouco da cultura brasileira.

 “Com essa parceria com a Marinha, o mundo vai poder conhecer um pouco mais do artesanato brasileiro. Temos muitos artesãos no Brasil e, por meio dessas viagens, as pessoas terão a possibilidade de ver as peças produzidas por eles, que são muito ricas. É uma forma de incentivar ainda mais o empreendedor e mostrar o potencial da mão brasileira, em transformar pequenas coisas em arte” disse o ministro.

 A exposição está sendo realizada durante as XXVIII e XXIV viagens de instrução de Guardas-Marinhas, que acontece durante o Ciclo Pós-Escolar, quando os Aspirantes passam à função de guarda-marinha. Nesse Ciclo, é ministrado o ensino profissional, com destaque para a aprendizagem prática e de instrução, conduzida em várias organizações militares e a bordo do Navio-Escola. Na viagem de instrução, aplica-se a teoria estudada e, paralelamente, incrementa-se a cultura geral do futuro Oficial, além de proporcionar que os Guardas-Marinha conheçam aspectos peculiares de vários países do mundo.

 Sobre o PAB

 O Programa do Artesanato Brasileiro ajuda na geração de trabalho e renda do artesão, além de melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico. As ações possibilitam a consolidação do artesanato com o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação dos artesãos para o ingresso no mercado competitivo.

 Além disso, o PAB promove a profissionalização e comercialização dos produtos por meio de ações voltadas para a geração de oportunidades de trabalho e renda.

 

Portal Brasil

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente