Participamos do

Ministros da UE discutirão Iraque, Ucrânia e Gaza

12:30 | Ago. 13, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia realizarão uma reunião emergencial nos próximos dias para discutir a crise no Iraque e os conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza, segundo autoridades do bloco. A reunião pode acontecer na sexta-feira ou na próxima semana.

"Nós estamos checando se isso será possível para os países-membros", afirmou Sebastien Brabant, porta-voz da chefe de diplomacia da UE, Catherine Ashton.

França e Itália vêm pressionando por uma reunião de ministros em Bruxelas para debater o papel da UE no Iraque, incluindo um potencial envio de armas para os curdos. O ministro de Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, tem afirmado que algo precisa ser feito para ajudar os curdos a combater o grupo radical sunita Estado Islâmico.

A ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, afirmou que seu país está trabalhando para fornecer ao exército no norte do Iraque suprimentos não letais e transportes. Em uma entrevista à rede N-TV, a ministra expressou "grandes preocupações" com o Estado Islâmico e com a "brutalidade e velocidade" do avanço do grupo.

Embaixadores da UE discutira o assunto na reunião em Bruxelas realizada ontem. As autoridades afirmaram que os países-membros considerariam o pedido dos curdos por uma ajuda militar. Eles também instruíram a unidade de política externa da UE a encontrar opções para o bloco ter um papel mais forte após o cessar-fogo em Gaza e discutiram os últimos acontecimentos na Ucrânia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente