Participamos do

Israel anuncia retirada de tropas de Gaza

Segundo o tenente-coronel e porta-voz do Exército Peter Lerner, as tropas ficarão "em posições defensivas"
08:42 | Ago. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Exército de Israel anunciou na madrugada desta terça-feira, 5, a retirada de todas as suas tropas da faixa de Gaza. O anúncio foi realizado 15 minutos antes do cessar-fogo de 72 horas mediado pelo Egito, às 2h de Brasília.

"As forças de defesa de Israel serão redistribuídas em posições defensivas fora da Faixa de Gaza. Vamos manter essas posições defensivas", disse o tenente-coronel e porta-voz do Exército Peter Lerner.

Momentos antes de o cessar-fogo entrar em vigor, sirenes soaram em Jerusalém e Tel Avivi, alertando para ataques aéreos disparados de Gaza por limitantes do Hamas.

O governo de Israel afirma que o objetivo principal do conflito, que era destruir túneis do Hamas, foi alcançado. O Exército israelense diz ter atingido 32 túneis usados por militantes islâmicos.

[SAIBAMAIS2]O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, elogiou o cessar-fogo e pediu ambos os lados entrem em acordo o mais rápido possível.

Os palestinos exigem, além da retirada das tropas israelenses de Gaza, o fim do bloqueio imposto ao território desde 2007 e a reabertura das fronteiras.


Negociações de paz
Várias tréguas foram anunciadas nas últimas quatro semanas, mas poucas duraram devido a troca de acusações sobre violações.

 Além da proposta de paz de três dias, o Egito convidou Israel e os palestinos a comparecerem a negociações de alto escalão na capital, Cairo, com o objetivo de encerrar a guerra que já deixou quase 2 mil mortos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente