Participamos do

Especialista afirma que epidemia deve aumentar

A epidemia de febre hemorrágica Ebola, que já provocou mais de 1.500 mortos, "explode em países onde os serviços de saúde não funcionam, devastados por décadas de guerra
07:30 | Ago. 26, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O professor belga Peter Piot, um dos responsáveis pela descoberta do vírus Ebola em 1976, afirmou nesta terça-feira, 26, que estão reunidas as condições para que a epidemia "acelere" e lamentou a "extraordinária lentidão" da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Nunca havia acontecido uma epidemia de tal envergadura. Há seis meses assistimos ao que se poderia chamar de 'tempestade perfeita', porque estão reunidas todas as condições para que acelere", afirmou em uma entrevista ao jornal francês Libération.

A epidemia de febre hemorrágica Ebola, que já provocou mais de 1.500 mortos, "explode em países onde os serviços de saúde não funcionam, devastados por décadas de guerra. Além disso, a população desconfia radicalmente das autoridades", completa o especialista.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"É necessário restabelecer a confiança. Em uma epidemia como a do Ebola, não é possível fazer nada sem confiança".

O coordenador da ONU na luta contra o Ebola, David Nabarro, advertiu na segunda-feira que o combate à epidemia é uma "guerra" que não está vencida de antemão e que pode durar seis meses.

Piot lamentou a "extraordinária lentidão" das instituições.

"A OMS despertou apenas em julho, apesar do alerta ter sido feito no início de março e da epidemia ter começado em dezembro de 2013. Agora assume a liderança, mas é muito tarde", afirmou.

No início de agosto, os especialistas da OMS consideraram que era "ético" fornecer aos pacientes medicamentos experimentais com efeitos colaterais ainda desconhecidos.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente