Participamos do

China veta 'informações políticas' em aplicativos de mensagens de celulares

Milhares de internautas chineses e empresas desenvolvedoras dos aplicativos devem se adequar às novas normas
11:29 | Ago. 07, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A China proibiu os usuários de aplicativos de mensagens por celular, como o WeChat, de divulgar publicamente "informações políticas" sem autorização, informou a imprensa estatal.

Muitas pessoas - a China conta com 632 milhões de internautas - costumam usar aplicativos de mensagens para evitar o controle do governo na internet.
Mas a partir de agora, as empresas que desenvolvem os aplicativos devem assegurar que os usuários estão registrados com o nome verdadeiro, anunciou o canal estatal CCTV, que citou o Escritório Nacional de Informação sobre a Internet.

Além disso, os usuários serão obrigados a aceitar "sete princípios fundamentais", com o compromisso, entre outras coisas, de "apoiar o sistema socialista".
Os indivíduos ou empresas com "contas públicas" em plataformas como WeChat não poderão difundir "informações políticas" sem autorização prévia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Em maio, o governo chinês lançou uma campanha contra os "propagadores de boatos" no WeChat, similar à operação lançada em 2013 no Weibo, o equivalente chinês do Twitter. Centenas de pessoas foram detidas.

O WeChat tem 396 milhões de usuários ativos por mês, bem acima dos 144 milhões reivindicados pelo Weibo.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente