Participamos do

Ucrânia: Separatistas manterão luta contra governo

17:50 | Jul. 06, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Separatistas pró-Rússia prometeram, neste domingo, continuar lutando contra o governo ucraniano, em Donetsk, a maior cidade do leste da Ucrânia, onde eles se reagruparam hoje, depois de serem expulsos de Slovyansk, um reduto importante.

Em uma manifestação na praça central de Donetsk, os rebeldes foram aplaudidos por milhares de simpatizantes com bandeiras da Rússia e da República do Povo de Donetsk, proclamada recentemente. Muitos instaram o presidente russo, Vladimir Putin, a vir rapidamente em seu auxílio - mas não houve nem resposta do governo da Rússia.

Embora a retirada, ontem, dos rebeldes de Slovyansk, uma cidade de 100 mil habitantes que estava sendo controlada por eles há meses, não tenha sido uma vitória total, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse que a expulsão dos insurgentes da cidade tinha "uma incrível importância simbólica". Não ficou claro se o governo, depois de abandonar um cessar-fogo na semana passada e voltar à ofensiva - estava ganhando agora a luta que tem se desenrolado por meses.

Os combatentes rebeldes de Slovyansk podiam ser vistos, hoje, caminhando através de Donetsk em grupos de 10 a 15 pessoas. A maioria ainda vestia roupas de camuflagem, mas alguns ostentavam novos shorts e camisas idênticas de cores brilhantes. Foi um esforço mal sucedido para se misturar com a população civil, visto que ainda carregavam armas automáticas.

Em uma loja de câmbio no centro da cidade, cerca de 20 rebeldes formavam uma fila para trocar dólares por grívnias ucranianas. O dólar é considerado uma moeda mais estável que as divisas da Ucrânia e da Rússia, mas não se sabe quem forneceu a moeda dos EUA aos rebeldes.

O ministro da Defesa da República do Povo de Donetsk, Igor Girkin, disse ao canal de televisão russo Life News que ele coordenaria agora a luta em Donetsk. "Nós continuaremos as operações de combate e tentaremos não cometer os mesmos erros que cometemos no passado", afirmou Girkin, um russo que também é conhecido por seu nome de guerra, Igor Strelkov. As autoridades ucranianas o identificaram com um veterano da agência de inteligência militar russa. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente