Participamos do

Tropas ucranianas tomam reduto rebelde no leste do país

08:40 | Jul. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Um reduto rebelde no leste da Ucrânia foi tomado por tropas do governo, disseram neste sábado o presidente do país e um porta-voz dos rebeldes. O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, disse em comunicado que as tropas do governo tomaram Sloviansk, uma cidade de aproximadamente 100 mil habitantes que tem sido o centro dos combates.

Sloviansk estava sob controle dos rebeldes pró-Rússia desde o início de abril, quando foram tomados prédios administrativos e da polícia.

Andrei Purgin, do grupo separatista República Popular de Donetsk, disse que os rebeldes estavam recuando, mas alegou que a campanha do exército deixou a cidade em ruínas.

Alexei, um morador de Sloviansk que não quis revelar seu sobrenome por medo de represálias, disse que ouviu bombardeios durante a noite. Pela manhã, ele saiu de casa e viu que todos os postos de controle dos rebeldes tinham sido abandonados. Ele disse que alguns prédios tinham sido danificados, mas que a maior parte da cidade estava intacta.

Um comandante rebelde disse que suas forças se deslocaram para a cidade vizinha de Kramatorsk, 20 quilômetros ao sul de Sloviansk.

Poroshenko disse na sexta-feira que estava pronto para realizar mais uma rodada de negociações entre representantes da Ucrânia, da Rússia e dos rebeldes. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente