Participamos do

Mais de 2,2 bilhões de pessoas são pobres ou estão à beira da pobreza

Segundo um relatório a pobreza está diminuindo no mundo, mas os conflitos, os preços do alimentos e mudanças climáticas ameaçam o desenvolvimento humano
09:19 | Jul. 24, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 2,2 bilhões de pessoas no mundo são pobres ou estão à beira da pobreza, uma cifra que poderá aumentar com as crises financeiras e as catástrofes naturais, alertou a ONU nesta quinta-feira,24.

 Segundo dados das Nações Unidas, 1,2 bilhão de pessoas no mundo vivem com 1,25 dólar ou menos por dia e quase 1,5 bilhão de pessoas de 91 países em desenvolvimento estão à beira da pobreza.

 O relatório anual do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apresentado em Tóquio, recorda ainda que a pobreza continua diminuindo no mundo, mas "vulnerabilidades" como os conflitos, os preços dos alimentos ou a mudança climática são persistentes e ameaçam o desenvolvimento humano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 "Fazer frente às vulnerabilidades permitirá que todas as pessoas participem dos avanços em termos de desenvolvimento, obtendo assim que o desenvolvimento humano seja cada vez mais equitativo e sustentável", afirmou Helen Clark, administradora do PNUD citada no relatório intitulado "Sustentar o progresso humano, reduzir vulnerabilidades e construir resiliência".

 Segundo a ONU, dar prestações sociais básicas às pessoas pobres custaria um pouco menos de 2% do PIB mundial.

 "Um conjunto de medidas básicas de proteção social será acessível para os países com baixas rendas mediante a redistribuição de fundos e o aumento de seus recursos nacionais", afirma o relatório.

 A ONU recorda, por outra parte, que erradicar a pobreza extrema "não apenas consiste em reduzir seus níveis a zero, como também assegurar que estas conquistas sejam mantidas".

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente