Participamos do

Hong Kong é palco de protesto a favor da democracia

Para a comissão organizadora, esta pode ter sido a maior manifestação na cidade com mais de 500 mil participantes
17:20 | Jul. 01, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Milhares de pessoas se reuniram hoje, dia 1 de julho, em um protesto a favor da democracia na cidade de Hong Kong, na China. Segundo organizadores, a marcha reuniu quase 800 mil pessoas.

 Com bandeiras e cartazes, os manifestantes exibiam suas vozes em impressos como ''queremos uma verdadeira democracia'', ''nosso governo, nossa escolha''. Além disso, os participantes cantaram uma versão em cantonês da canção ''Do you heart the people sing?'', do musical ''Les Miserables''. Esta música se tornou símbolo do movimento pró-democracia em Hong Kong.

 O motivo principal da manifestação veio após um documento publicado recentemente pelo governo chinês, em que afirma que o alto grau de autonomia de Hong Kong não é inerente e, sim, uma autorização dada por Pequim.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 A marcha, que partiu do Parque Victoria e seguiu até o distrito financeiro, receberam ativistas que ameaçavam paralisar a região, caso as reinvindicações não seja atendidas. Eles reclamam também da interferência nas eleições para a escolha do novo líder de Hong Kong, em 2017. Pela primeira vez a China autorizou o território a realizar eleições para definir o comando da cidade, mas um comitê leal a Pequim terá a palavra final sobre os candidatos.

 A polícia agiu contra vários manifestantes quando a multidão forçava a passagem contra barricadas. Críticas de autoridades policiais alertam que podem ser tomadas medidas legais pelo fato dos manifestantes terem ignorado as instruções da polícia.

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente