Participamos do

Sunitas tomam duas regiões de fronteira no Iraque

12:50 | Jun. 22, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Segundo informações de militares do Iraque, os militantes sunitas do Estado Sunita Militante no Iraque e o Levante (ISIL), grupo dissidente da al-Qaeda, tomaram dois pontos de fronteira, um chamado Turaibil na fronteira com a Jordânia e outro com a Síria, chamado al-Walid.

Os militantes já tomaram também, desde a última sexta-feira, as cidades de Qaim, Rawah, Anah e Rutba, localizadas na província de Anbar, onde, desde janeiro, controlam a cidade de Fallujah e parte da capital da província Ramadi.

A tomada das cidades de Rawah, às margens do Rio Eufrates, e da vizinha Anah, parece ser uma tentativa dos extremistas de controle da barragem na cidade de Haditha, o que prejudicaria a rede elétrica do país.

Já a cidade de Rutba dá aos insurgentes o comando sobre o trecho final de uma rodovia próxima à Jordânia, usada para o transporte de passageiros e mercadorias.

Segundo os oficiais do Iraque, que falaram em condição de anonimato, mais de 2 mil oficiais foram enviados para a região da barragem, em Haditha. Fonte: Associated Press

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente