Participamos do

Reino Unido vai reabri embaixada no Irã

10:00 | Jun. 17, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, William Hague, disse nesta terça-feira que as "circunstâncias estão certas" para a reabertura da embaixada do país no Irã, fechada em 2011 depois que extremistas invadiram e saquearam o edifício.

O anúncio mostra mais um passo no degelo das relações entre Irã e Ocidente, ocorrido nos últimos dias. Autoridades norte-americanas também buscam interesses comuns com o Irã, na medida em que os dois países buscam formas de conter a violência no Iraque.

Hague disse ao Parlamento, em comunicado por escrito, que está satisfeito com o fato de que funcionários da embaixada britânica estarão em segurança na capital iraniana, Teerã, e que os diplomatas poderão trabalhar sem obstáculos.

Segundo ele, "uma série de questões práticas" têm de ser resolvidas antes de a embaixada voltar a funcionar e que nem todos os serviços consulares estarão à disposição imediatamente.

"É nossa intenção reabrir a embaixada em Teerã com uma presença inicial pequena, assim que arranjos práticos tenham sido feitos", disse o secretário. "Inevitavelmente, a presença inicial na embaixada será capaz apenas de oferecer um limitado número de serviços. Por enquanto, os iranianos terão de pedir seus vistos em Abu Dabi ou em Istambul para poder viajar para o Reino Unido."

Reino Unido e Irã têm estado em contado nos últimos dias por causa dos temores sobre a crescente violência no Iraque. O Irã enviou oficiais militares para o Iraque para ajudar a coordenar as defesas do país. O Reino Unido está enviando ajuda humanitária para os refugiados.

Hague conversou com o ministro de Relações Exteriores iraniano no sábado sobre a tomada de novas medidas para melhorar as relações entre os dois países.

Em fevereiro, o Irã reabriu parcialmente sua embaixada no Reino unido, oferecendo apenas serviços consulares. Hague disse esperar que o governo iraniano "adote medidas" para expandir as operações de sua embaixada em Londres. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente