Participamos do

Parlamentares alemães planejam ouvirem Snowden

16:20 | Jun. 05, 2014
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Parlamentares alemães planejam viajar para Moscou para colher o depoimento do ex-agente de segurança da NSA Edward Snowden, como parte da investigação a respeito da extensão da programa de monitoramento conduzido pelos Estados Unidos e seus aliados na Alemanha.

Parlamentares do bloco conservador da primeira-ministra Angela Merkel e seus pares da coalizão de centro-esquerda combinaram nesta quinta-feira escutar Snowden na Rússia, onde o ex-agente está asilado.

Os partidos esquerdistas, de oposição, querem que a Alemanha convide Snowden para ir a Berlim para prestar um depoimento, mas o governo argumenta que isso iria colocar em risco as relações transatlânticas e a cooperação de segurança com os EUA.

O advogado alemão que cuida do processo de Snowden, Wolfgang Kaleck, disse à InfoRadio que seria melhor que seu cliente pudesse testemunhar na Alemanha ou em outro país terceiro.

Promotores alemães abriram nesta quarta-feira uma investigação a respeito do programa de espionagem dos EUA no país, que, segundo denúncia de Snowden, monitorou até mesmo o celular de Merkel. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente